domingo, 3 de julho de 2011

A lenda do viajante que não podia parar

Era uma vez um rapaz chamado Kostia. Esse rapaz vivia sozinho.

Estava a chover, e quando parou de chover começou a cair neve e todos os agricultores foram para dentro de casa menos as crianças que vinham da escola e que brincavam com a neve.

Todas as portas se abriram menos a do Kostia.

Como estava frio ele decidiu chegar-se para perto da lareira para se aquecer.

Enquanto se aquecia, ele (Kostia) consertava a frigideira com o martelo.

Um dia, enquanto trabalhava, junto da salamandra viu que saiu de um tronco um homenzinho muito estranho. Este homenzinho era um espírito da floresta e médico de animais e plantas. Ele oferece-lhe uma poção mágica que o poderia curar da sua doença. Mas ele, depois de a beber, nunca poderia permanecer mais que três dias no mesmo local.

Agora que tinha umas pernas fortes como uma árvore Kostia foi viajar. Durante a sua viagem, Kostia só parava quando precisava de comer e descansar um pouco.

Na sua primeira paragem encontrou um casal que o recebeu muito bem. Como não tinham filhos, pediram a Kostia que ficasse com eles. Kostia um pouco triste, continuou a sua viagem e chegou a uma aldeia.

Nessa aldeia encontrou crianças felizes e divertidas nas suas brincadeiras. Enquanto brincavam no baloiço, este partiu-se. Kostia ao ver a tristeza das crianças consertou o baloiço e brincou com elas.

Continuando a sua viagem passou por uma planície e encontrou um ninho caído no chão com cinco ovinhos e os pais passarinhos muito aflitos. Depois de muito pensar, Kostia resolveu pegar no ninho, levantar os braços como se fossem ramos de árvore e esperar que os ovos eclodissem. Foram precisos três dias para que os passarinhos nascessem.

Kostia tentou caminhar, mas os seus pés tinham criado raízes e foi preciso cortá-las para poder continuar as suas viagens.

De novo livre, Kostia viajou até uma aldeia onde só encontrou uma menina e o seu avô velhinho e doente. Todos os outros aldeões tinham fugido para as montanhas pois o dique da aldeia começava a ruir e a inundar as suas casas. Logo Kostia decidiu reparar o dique. Juntamente com a menina da aldeia trabalharam muito tempo conseguiram reparar as paredes do dique. Então, com toda a força adquirida com a poção mágica, Kostia segurou as paredes do dique. A menina ficou junto dele a ajudá-lo.

Muitos dias passaram e Kostia foi-se transformando numa forte e bela árvore.


Simão Pedro








Sem comentários:

Enviar um comentário